Howard S. Becker e Robert Faulkner com Carlos Barretto - 24 Setembro 16h30

Teoria e prática do jazz em concerto no Salão Brazil


O Salão Brazil, na Baixa de Coimbra, acolhe, no dia 24 de Setembro, a partir das 16h30, um concerto de jazz onde o contrabaixista Carlos Barretto se juntará aos reputados sociólogos (e músicos) Howard S. Becker (piano) e Robert Faulkner (trompete). O concerto fará parte de uma sessão em torno do jazz e da lógicas de organização colectiva do trabalho artístico, uma temática que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos por estes dois importantes sociólogos norte-americanos.

Links: Jacc e CES

1 comentário:

Anónimo disse...

Algumas perguntas sobre o "evento":

1 - A que horas é a "sessão em torno do jazz" referida no link abaixo e texto transcrito? E onde? Dia 24. É que não se percebe (por enquanto) onde acontece ou se é em si à volta do concerto no Salão Brazil. O cartaz do "evento" não permite ler as letrinhas pequeninas ou será azelhice minha? Que me elucidem.

2 - Parabéns ao Salão Brazil que nesta douta cidade leva com estes intrincados joguinhos... sempre dos mesmos. É já uma táctica e uma técnica habitual.

in http://www.ces.uc.pt/doutoramentos/criatividadecooperacaoarte.php

24 e 25 de Setembro de 2008

Centro de Estudos Sociais / Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra


Apresentação
Howard S. Becker e Robert Faulkner são dois reputados sociólogos norte-americanos, que ao longo dos últimos anos têm desenvolvido em conjunto trabalho e reflexão original sobre a organização do trabalho artístico, com especial ênfase nos universos da música e do jazz. Esse trabalho inovador, muito inspirado na teoria dos “mundos da arte”, constitui um importante contributo não apenas para a compreensão do funcionamento da esfera artística, mas também para a renovação da teoria sociológica, de forma mais ampla. Nesse trabalho conjunto ganha ainda especial relevo a articulação que os dois sociólogos fazem entre os instrumentos da análise sociológica e a prática de experimentação artística, que Howard S. Becker e Robert Faulkner associam a partir da sua experiência como músicos de jazz.

É em torno dos resultados deste trabalho conjunto que se organiza a presente iniciativa, que se integra também nas celebrações dos 30 anos do Centro de Estudos Sociais e dos 20 anos da licenciatura em Sociologia da Faculdade de Economia.

No dia 24, Howard S. Becker e Robert Faulkner realizarão uma sessão em torno do jazz e das lógicas de organização colectiva do trabalho artístico. Nessa sessão, para além de uma conferência, proporcionarão um espectáculo de música jazz, seguido de um debate, onde explorarão, numa perspectiva prática e experimental, as questões mais conceptuais abordadas na conferência. Farão também, pela primeira vez, a apresentação pública do seu novo livro Do You Know? Jazz Repertoire in Action, que está a ser neste momento lançado com a chancela da University of Chicago Press.

No dia 25, realizarão um seminário sobre metodologias qualitativas de pesquisa, baseada na sua vasta experiência de utilização e formalização de técnicas de trabalho de campo e observação participante. .


Notas biográficas
Considerados autonomamente, os seus trajectos científicos e académicos consagram-nos como dois nomes referenciais da sociologia e das ciências sociais contemporâneas.

Howard S. Becker é um dos nomes cimeiros da sociologia contemporânea. Doutorado em 1951 pela Universidade de Chicago, foi professor de Sociologia na Northwestern University, na University of Washington e na University of California at Santa Barbara. A sua obra é uma referência incontornável em domínios como os da sociologia do desvio, os processos de estigmatização social, o interaccionismo simbólico, a sociologia da arte e da cultura, os métodos qualitativos de investigação social, a “sociologia visual”. Entre os seus contributos mais notáveis para o conhecimento sociológico, destacam-se a “teoria da etiquetagem”, originalmente desenvolvida na sua obra seminal Outsiders, e a teoria sobre “os mundos da arte”, consagrada fundamentalmente a partir da edição do seu livro Artworlds.

Robert Faulkner, por seu turno, obteve o seu doutoramento em 1968 pela UCLA (University of California at Los Angeles) e é professor de sociologia na University of Massachusetts - Amherst. Ao longo da sua carreira tem desenvolvido trabalho referencial nos domínios da sociologia das organizações e das carreiras profissionais, com especial ênfase na organização profissional do trabalho no campo da música e do cinema, do funcionamento dos mercados, da criminalidade no mundo dos negócios, das metodologias qualitativas de investigação social."

______________

Por fim consegue-se perceber, indo ao sítio do JACC ou da DRCC: http://www.culturacentro.pt/noticia.asp?id=131 qual é o programa completo... ufa, até que enfim. Sendo um evento organizado pelo CES e FEUC "em colaboração com o JACC ao Centro Clube" este zigue-zague é bastante curioso.

Porque será que estas coisas são assim? Será só para consumo de alguns? A elite duma cidade que se preza forma sempre os seus "guetos"... neste caso não porque habitada por minorias segregadas (que também as tem) mas sim por minorias que segregam... até quarta, pois perder Howard S. Becker (piano) e Robert Faulkner (trompete) com Carlos Barreto (contrabaixo) será uma asneira de todo o tamanho "perder" estes músicos!

O Salão Brazil, de facto, acolhe muita coisa, ainda bem...

..