Kimi Djabaté - 18 Abril 23h00

A Associação Solar dos Kapängas

apresenta

Salão Brazil | 18 de Abril | 23h00

Kimi Djabaté
Voz, guitarra, balafon

[Afro-mandinga da Guiné-Bissau]


Kimi Djabaté nasceu músico. É natural de uma aldeia da Guiné-Bissau composta exclusivamente de griots.

O pai e a mãe, os irmãos e as irmãs, todos eles são músicos. Com três anos, Djabaté era exposto ao balafon. Especializou-se no instrumento desde os seus 8 anos e foi, posteriormente, introduzido a novos instrumentos ao longo da sua educação. Chegaria a altura em que seria enviado para Sonako (uma aldeia vizinha) onde aprendeu a tocar kora, o que o ajudou a iniciar-se na guitarra. Daqui surgiram as participações em muitos eventos e formações musicais na sua juventude.

Kimi Djabaté vive em Portugal desde 1994, onde tem colaborado com nomes como Waldemar Bastos e Manecas Costa, entre outras figuras luminárias da música africana.

Neste concerto apresentar-se-á a solo, com a guitarra, o balafon, e séculos de tradição mandinga.




Após o concerto - DJ Set:

KAPÄNGAS SOUNDSYSTEM

KID TUTTI

SR.SUAREZ

ROGER FROM RIO

feat. GONÇALO & MARCELO [anca. soundsystem]

Entrada - 2 euros

1 comentário:

zoycomfiltro disse...

Kimi Djabaté, nasceu em Tabato no seio desta família Griot! Aos 3 anos já era um pequeno Balafon o seu brinquedo de eleição. Aos 8 anos acompanhava a mãe em “Djaliá” continuando a revelar um interesse especial pelo Balafon mas sempre atento aos outros instrumentos. Na adolescência foi enviado para Sonako (aldeia vizinha) onde aprendeu a tocar Kora, o que o viria a ajudar no início das suas habilidades com a guitarra. Nesta altura participou em inúmeros eventos de formação e tradição musical.

O desejo de criar cresceu rapidamente, assim como a vasta colecção pessoal de instrumentos ( drums, dundumba, negelin e tama...)

Kimi Djabaté é hoje um autor, compositor e interprete como a genuinidade que só alguém com a sua história pode ter!

..