5, 6 e 7 de Junho pelas 23h45 - Michaël Attias Quintet: Twines of Colesion - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra 2008

photo: Scott Friedlander

Michaël Attias Quintet: Twines of Colesion
(EUA)
Michaël Attias – saxofone alto
Tony Malaby – saxofone tenor
Russ Lossing – piano
John Hebert – contrabaixo
Satoshi Takeishi – bateria


Gravação para posterior edição na JACC Series
Transmissão em directo na RUC – Rádio Universidade de Coimbra

Bilhete Valor: € 7

Venda por SMS

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Dependendo do concerto pretendido substituir o JACCEX pelo código correspondente.
Custo: € 0,35 (IVA incluído)
Receberá um SMS de resposta com os dados para pagamento numa Caixa Multibanco. Após pagamento bastará identificar-se à entrada do concerto.

SMS: JACCE4 (Dia 5), JACCE6 (Dia 6), JACCE8 (Dia 7)



Trata-se de um quinteto de músicos criativos cujas associações já aconteceram nos ensembles Renku e Clinamen de Michaël Attias. Ao longo dos anos, estes experimentados músicos desenvolveram uma poderosa e original abordagem do ritmo, da cor, e do som. O projecto Twines of Colesion nasceu do desejo cultivado por Attias, de aglutinar as contribuições dos cinco instrumentistas numa exploração colectiva das mutações proporcionadas pela improvisação. Descrito pelo saxofonista como um trio expandido, os Twines of Colesion combinam a elasticidade “free” de uma pequena unidade como o trio Renku com o fôlego composicional do sexteto Clinamen. Aqui, a música escrita associa-se a situações espontaneamente geradas, onde as formas sugeridas, depois de dissolvidas, reaparecem mais tarde sob a forma de transições entre diferentes peças.

Michaël Attias estudou com Lee Konitz, frequentou a escola de Alan Silva e integrou várias formações de Anthony Braxton. Músico sempre em conflito com os estereótipos, chegou a gravar um disco de homenagem a Thelonious Monk que dispensou o piano.

Tony Malaby é um músico de muitas aventuras colectivas e um saxofonista de charneira na cena mundial. Mais do que pela técnica e pela inventividade das suas construções, Malaby é conhecido por saber ouvir, e as suas intervenções são sempre oportunas e acrescentam algo de valioso ao edifício musical.

Russ Lossing, pianista com uma sólida formação clássica e a história do jazz na ponta dos dedos, é o exemplo acabado de um músico para quem a tradição e a inovação não são antagonismos. É capaz do mais enlevado lirismo bem como de se entregar espontaneamente a progressões harmónicas de extrema complexidade.

John Hebert é um dos mais importantes contrabaixistas da actualidade, trabalhou durante longos anos com uma lenda do jazz, Andrew Hill. Com uma incrível sensibilidade métrica e dotado de um som profundo e redondo, Hebert mostra, nos seus solos, que o contrabaixo pode ser muito mais abrangente.

Satoshi Takeishi tem norteado a sua actividade musical pela curiosidade. Estudou as rítmicas da música latino-americana e do Médio Oriente. Em paralelo ao seu trabalho como baterista dedica-se à música electrónica, tendo o laptop como o seu segundo instrumento. O seu currículo dá conta de gravações e concertos com figuras de topo das mais variadas tendências do jazz.

in Jazz ao Centro

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